6.3.17

Apresentação Musical de Mila Felix .2 | Música da Alma!

Algumas postagens atrás: Apresentação Musical de Mila Felix .1 | O centenário Samba!

""Sem deixar de lado o samba, relembro as antigas festas de família. Alí conheci um outro samba, reinventado e tipicamente paulistano. Admirava da escada meu tio comandando a vitrola e as tias gingando e cruzando os braços num balé encantador. Com muita criatividade os pretos sincronizaram os passos do twist americano com as cordas elétricas ao som de Jorge Ben, Wilson Simonal, Trio Esperança, Branca de Neve, Trio Mocotó e Bebeto.

Mas festa ficava animada mesmo com o Soul Funk Gringo. James Brown e Ray Charles eram os mais pedidos. 
"Hit the road Jack and don’t come back no more no more no more no more".
 Meu tio dizia que aquele som era quente!""
Arte do designer Fuse Green
Continuando...

Sim... tão quente que eu ouvia um barulho de alguma coisa fritando... Era a agulha passando no vinil. "Isso aqui é relíquia! É importado!", se gabava o deejay familiar. Por vir da gringa, e passar de mão em mão até chegar naquela festa; a bolacha não estava lá em perfeito estado... mas trabalhava bem e fazia a pista improvisada no quintal ferver!



1972

O primeiro "Yeaaaah!" de "I Feel Good"  funcionava como uma chamada para se jogarem na pista... os passinhos de James Brown era garantia de sucesso no tremzinho inspirado no Soul Train... A negrada fervia até derramar!


1968


O Som “quente” nasceu da fusão do R’n’B (Rhythm and Blues) e Gospel em meados dos anos 50, desde então entrou em um processo de subdivisão que dura até os dias de hoje. No início dos anos 1970, o soul foi influenciado pelo rock psicodélico. James Brown aproximou o soul do funk; construindo uma trilha sonora perfeita para os bailes black, caseiros ou de clubes. Dançar, junto ou separado... mas tinha que "dançar dançando!".


1972

Dançar até suar a camisa, até a meia-calça grudar... eu dançava também! Na imaginação, mas dançava... Minha preferida era "Duri Duri Duri"... também conhecida como "Rockin' Robin" de Michael Jackson Menino!
Quem consegue ficar de boa com as cordas e o balanço dessa música?! Eu dançava e cantava...

Duri Duri Di
Duri Duri Di Dui 
Dui Dui

Xi roc naninaninani on dai lõ
Róc in naninaninani xi sõ
Óh naninaninani is titi
Lo  naninaninani Dui Dui Dui

Roc roc, Duri Duri Duri
Roc roc, Duri Duri Di  Dui
Roc roc,
naninaninani naninaninani roc nai
Yeah!

He rocks in the tree tops all day long
Hoppin' and a-boppin' and a singing his song
All the little birdies on Jaybird Street
Love to hear the robin go tweet tweet tweet

Rockin' robin, tweet tweet tweet
Rockin' robin' tweet tweedle-dee
Go rockin' robin
'Cause we're really gonna rock tonight

Eu cantava e dançava num imaginário muito rico... mas a galera se acabava de verdade!
E um bom deejay tem o timing, capta os sinais para trocar a trilha... as pretas já paravam para não suar muito e perder a elegância e penteado. Os tios iam buscar uma cerveja gelada... mas poucos voltavam para pista. A ordem era desacelerar!

1974

Os acordes mais suaves das canções da Motown entravam em ação... o radar dos solteiros também! Para quem estava com segundas e terceiras intenções, era hora de achar o par e se embalar ao som que vinha de Detroit. Tamla Motown reinava na vitrola com uma sequência melosa das estrelas da gravadora: Lionel Richie, The Temptations, Smokey Robinson, Diana Ross, Marvin, Stevie Wonder...
Bom... quando Teddy Perdergrass vinha cantando "Turn off the lights and light a candle..."; a maioria das crianças já estavam em suas camas. E de fato; poucas luzes estavam acessas!

Como criança obediente, nunca soube o que acontecia depois que tocava Teddy Perdergrass... Até que as crianças cresceram, e munidos de seus CDs passaram a organizar seus próprios bailes!

... CONTINUA |> Apresentação Musical de Mila Felix .3 | “ Que tempo bom , que não volta nunca mais !”

* As imagens que ilustram são arquivos de uma pasta de referências de design... amO posters antigos - e alguns novos - de shows e festivais.