Após um hiato de cerca de quinze anos, a Fila retorna com força na cena da moda. A marca criada em 1911 na Itália apresentará pela primeira vez um desfile no calendário oficial da moda, durante a Semana de Moda de Milão, que será realizada entre 18 e 24 setembro. A data e o local do evento da Fila ainda não foram divulgados.
Pertencente desde 2007 a um empresário sul-coreano por meio da empresa Fila Korea, a Fila formou parcerias com criadores como Jason Wu, Anna Sui e Gosha Rubchinskiy. Durante a semana da moda italiana precedente, em fevereiro, a Fila apareceu no desfile da Fendi, que adotou o logotipo vermelho e azul da marca para uma coleção-cápsula.
O primeiro desfile terá direção de estilo de Antonino Ingrasciotta, diretor de criação da Fila desde o ano passado, que já havia trabalhado sete anos na mesma posição na Adidas. A Fila também vai realizar uma exposição na La Triennale, espaço cultural milanês. Este evento irá retratar o legado da marca centenária, bem como a sua abordagem para o futuro.
"Depois de muitas colaborações bem-sucedidas de moda, achamos que era uma progressão natural estar presente no calendário oficial da Semana de Moda de Milão, com nosso próprio programa e uma exposição para entregar um storytelling 360 graus", disse Gene Yoon, presidente da marca.
No âmbito comercial, o Fila foi implantada na Europa continental pela Dosenbach-Ochsner. Nesta região, espera-se que em 2016 as suas vendas cresçam 10% ao ano, e atinjam 620 milhões de euros em 2020. Mas esse número pode ser ainda maior, visto que a marca parece impulsionada pela persistente tendência dos anos noventa.