2.12.16

Apresentação Musical de Mila Felix .1 | O centenário Samba!



Eu e a minha música estamos aqui nos apresentar... Sim! Minha... que eu ouço, que amo e que um dia já fiz; a música negra. Uma árvore com base forte para sustentar todos os seus ramos. um Jequitibá!



Falando em Jequitibá; "Deixa a Mangueira passar!". A agremiação Verde-Rosa; também chamada de Jequitibá do Samba; foi meu primeiro encanto carnavalesco. Aquela explosão de cores dentro da tela da Telefunken causava encantamento... Passou o tempo, tudo ficou preto e branco, mas não perdeu o encanto. Hoje a agremiação do meu coração é bicolor, minha paixão é do carnaval é a Coroa de 86 anos da Bela Vista. Pois é, prezo pela tradição!

Na Era Cibernética, o ritmo está presente nos streamings da vida, mas tudo já começou “Pelo Telefone”. O primeiro samba de autoria de Donga foi registrado em 1916.

O Ritmo que hoje se firma centenário, surgiu na Bahia de Todos os Santos e migrou para Rio de Janeiro juntamente com os escravos trazidos para trabalhar nas plantações de café.
Ganhou subgêneros acompanhados de tamborins e cavaquinhos ... Samba-Maxixe, Samba-Canção, Samba-Rock e Samba-Enredo... e mais recém criado pela que vos escreve: Samba-Sofrência. Adivinhe a diva-rainha-absoluta desse subgênero... a que canta mais sofrido e gostoso no seu contralto? Que faz você querer ter um boy só para brigar e querer rasgar os punhos ao som de suas canções? Alcione! "Salve o samba! Salve ela!"
Salve Tia Ciata, Cartola, Candeia, Jamelão, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Tom Jobim, Paulinho da Viola, João Nogueira, Roberto Ribeiro, Aniceto, Pé Rachado, Jovelina Pérola Negra entre tantos outros nomes que fariam triplicar a barra de rolagem da tela do seu computador.

Sem deixar de lado o samba, relembro as antigas festas de família. Alí conheci um outro samba, reinventado e tipicamente paulistano. Admirava da escada meu tio comandando a vitrola e as tias gingando e cruzando os braços num balé encantador. Com muita criatividade os pretos sincronizaram os passos do twist americano com as cordas elétricas ao som de Jorge Ben, Wilson Simonal, Trio Esperança, Branca de Neve, Trio Mocotó e Bebeto.

Mas festa ficava animada mesmo com o Soul Funk Gringo. James Brown e Ray Charles eram os mais pedidos. ” Hit the road Jack and don’t come back no more no more no more no more “. Meu tio dizia que aquele som era quente!

... CONTINUA |> Apresentação Musical de Mila Felix .2 | Soul Music - Música da Alma

* Ilustrações do talentoso Leandro Vieira, carnavalesco do carnaval de 2.016 da Mangueira