6.5.20

Nike cria Nuvem Air Max, plataforma para experiĂȘncia imersiva com e conteĂșdos audiovisuais de rappers

A Nike disponibiliza a partir desta quarta-feira (6) em seu site no Brasil a plataforma Nuvem Air Max, projeto que usa realidade aumentada para que os consumidores possam desbloquear conteĂșdos inĂ©ditos de artistas do cenĂĄrio do rap e da dança. 
Basta apontar o celular para o cĂ©u, atĂ© mesmo da sua janela, para ter acesso ao conteĂșdo. Se o usuĂĄrio preferir, tambĂ©m pode usar uma foto do cĂ©u com nuvens, que pode ser encontrada na internet, e entĂŁo desbloquear o material. A ideia Ă© capturar as nuvens, fazendo um paralelo com a nova linha de sneakers.



O rapper Djonga antecipou o clipe da mĂșsica “Eu nĂŁo sei rezar” na Nuvem Air Max


A cada etapa da imersĂŁo, o usuĂĄrio vai desbloqueado vĂ­deos e mĂșsicas em primeira mĂŁo de artistas como Djonga, Mc Sofia e o grupo NGKS. O projeto assinado pela agĂȘncia AKQA SĂŁo Paulo segue a proposta de aliar inspiração, criatividade e tecnologia, o tripĂ© que vem sendo trabalhado na linha Air Max.

Em 2019, por exemplo, a marca e a agĂȘncia foram reconhecidos no Festival Internacional Cannes Lions e no Clio Awards com a campanha Graffiti Stores, que convidou artistas a personalizarem seus grafites nos muros de SĂŁo Paulo com um modelo Air Max. Ao lado dos desenhos, um QR Code foi posicionado para que as pessoas pudessem comprar na mesma hora e ao ar livre o calçado ilustrado no muro.



Gustavo Viana, Diretor de Marketing da Nike do Brasil, cita que Ă© mais democrĂĄtico oferecer experiĂȘncias digitais porque os smartphones jĂĄ estĂŁo nas mĂŁos das pessoas. "Trazer histĂłrias e conteĂșdos de jovens que reinventam a criatividade sĂŁo uma forma de inspirar o coletivo e entreter as pessoas sem que elas precisem sair de casa", disse.

ImersĂŁo dentro de casa

Agora, em meio a pandemia da Covid-19 e a necessidade de ficar em casa, a Nike trouxe uma proposta em que basta as pessoas apontarem o celular para fora de suas janelas mirando o cĂ©u. A experiĂȘncia tambĂ©m funciona se o aparelho for direcionado para qualquer imagem de nuvem no computador, por exemplo.



Mc Soffia e o grupo NGKS produziram conteĂșdo inĂ©dito para a plataforma

Ao desbloquear as nuvens do modelo Air Max 2090, por exemplo, os consumidores terĂŁo acesso a conteĂșdos inĂ©ditos do rapper mineiro Djonga. O tĂȘnis foi inspirado na mĂșsica “NĂŁo Sei Rezar”, do disco “HistĂłrias da Minha Área”. Na imersĂŁo, os fĂŁs assistem em primeira mĂŁo o clupe da canção. AlĂ©m do filme, Djonga tambĂ©m conta para os seus fĂŁs o que tem inspirado o artista durante o perĂ­odo em casa.





Desbloqueando o modelo Air Max 90, inspirado na dança, a Nike traz a mistura do hip-hop com o funk, em um clipe exclusivo do hit “Quebra Tudo” dos reis do passinho NGKS, acompanhados da rapper Mc Soffia. Os usuĂĄrios ainda terĂŁo acesso ao tutorial da coreografia da mĂșsica ensinada pela prĂłpria Soffia, alĂ©m da oportunidade de ter o seu passinho repostado no Instagram da cantora.




Os artistas ainda terĂŁo outros conteĂșdos interativos, como tutoriais de coreografia e outras açÔes. A campanha começa hoje e termina no dia 20/05. No site oficial, a Nike disponibiliza detalhes de como participar e afins.