Beyoncé Gabrielle aprontou de novo!
Na calada da noite, na madrugada de um sábado carnavalesco "algo" que até então poucos entendiam quebrou a internet.
Dei uma pausa nos desfiles das escolas de samba, para entender "Lemonade".
Tecnicamente, "Lemonade" é álbum áudio-visual composto por 12 peças que, juntas, formam um curta-metragem de aproximadamente uma hora de duração.
O Tidal, plataforma exclusiva dos Carter'$, o descreve como uma "jornada de autoconhecimento e cura de toda mulher" e o tema geral é dito ser sobre "o empoderamento das mulheres negras, fazendo referência a ambos os relacionamentos conjugais e ao trauma histórico da escravidão".
Cheio de elementos místicos, mensagens de apoio à mulher negra e uma fagulha de fofoca de vida conjugal do casal Carter... pronto! Melhores ingredientes para preencherem a timeline por semanas.
A internet transbordou de teorias, "achismos" e gifs.
Vários questionamentos levantados...muitos deles só Beyoncé pode responder! Mas somos livres para dar pitaco em todos, né?!
Separei alguns que acho pertinente e válido conversar.
" " " Como Jay-Z pode trair uma mulher dessa?
Ela é nova voz do feminismo negro ou é estratégia comercial?
Beyoncé é de Oxum? Ela quis mesmo reverenciar o orixá feminino ou é mera coincidência? " " "
Como Jay-Z pode trair uma mulher dessa?
As pessoas estão DE-SES-PE-RADAS para saber se Jay traiu mesmo a Bey...
...e acredito que este é um dos questionamentos que eles nunca vão abrir!
...e acredito que este é um dos questionamentos que eles nunca vão abrir!
Apesar de todas as setas que indicarem para isso, acredito que ser muito pessoal para fazer marketing. Ao contrário da opinião de muitos, não penso que o relacionamento dos Carter's seja midiático... mas é feeling... não tenho certeza, apenas sinto!
Outra possibilidade que as pessoas não cogitam, é o fato do casal ter um relacionamento aberto... Why not?!
Ok... vamos ao bussiness.
Partindo do ponto que Bey querer falar à todas as mulheres negras; é válida uma canção - e até um álbum - que trate sobre a solidão das mesmas. Adornar o assunto com uma ficção é um bom caminho... e nisso, o marketing resolve muito bem!
Gente! Vocês acham mesmo que a moça começou esse papo de feminismo só agora? Beyoncé só está voltando pela estrada que ela já conhece.
Antes da carreira-solo - em Destiny's Child - eram dela as falas mais impactantes e feministas. Ao lado de Kelly Rowland e Michelle Williams, ela cantou muitas canções sobre resistência e independência feminina.
Até onde eu sei, este movimento feminino não possui uma cartilha de "como ser uma feminista perfeita". Cada mulher tem sua essência e suas experiências de vida; logo nenhuma ativista pode ser exatamente igual à outra. Encontre outra que encerre um espetáculo desenhando um espelho de Vênus formado somente por mulheres.
“Dou meu máximo, sou negra / Eu sonho, eu trabalho duro / Eu me esforço até conseguir”
Formation
Beyoncé é uma popstar de influência global, negra e feminista... Eu afirmo com convicção pois se fosse diferente disso, ela não estaria no patamar que está hoje. Mulher negra já nasce feminista, não existe outra opção!
Beyoncé é de Oxum? Ela quis mesmo reverenciar as religiões de matriz africana ou é mera coincidência?
Qual o "fator X" dessa polêmica? O vestido amarelo de Roberto Cavalli! Muita água jorrando... Ok! Muito tintilhar de pulseiras douradas...Ok!
Mas um vestido feminino, vibrante e amarelo...Opa!
“A sua dança lembra o comportamento de uma mulher vaidosa e sedutora que vai ao rio se banhar, enfeita-se com colares, agita os braços para fazer tilintar seus braceletes, abana-se graciosamente e contempla-se com satisfação num espelho.” | Pierre Verger - Livro "Orixás"
O tal vestido foi escolhido por Jonas Akerlund, o diretor de "Hold Up"... ele simplismente cismou, bateu o pé e conseguiu um vestido de cor amarela. Segundo entrevista da Vogue, o modelo de Roberto Cavalli apareceu um dia antes da gravação e desbancou as outras opções, da mesma cor.
Proposital ou não [o que sinceramente é o mais provável pra mim], a conexão é inegável... assustou e emocionou sincronicamente até mesmo a virginiana de oxum que vos escreve.
"Lemonade" está repleto de outras referências da cultura yorubá, todas muito bem pautadas; dentre elas as pinturas de Laolu Senbanjo, um artista nigeriano baseado em Brooklyn.
Warsan Shire; escritora e poeta responsável pelos versos recitados na obra; é de origem Somali, nasceu no Quênia e sua cultura está impressa na maioria de suas obras.
Warsan Shire; escritora e poeta responsável pelos versos recitados na obra; é de origem Somali, nasceu no Quênia e sua cultura está impressa na maioria de suas obras.
Ainda que Gabrielle tenha crescido em lar protestante; é nítido o processo afrodiaspórico pelo qual a artista está passando. Ao buscar sua essência nas raízes africanas, consequentemente ela se conecta com o sagrado daquela terra.
Mesmo desconectando cultura e religião, é impossível falar de África sem citar seus seres mitológicos, que chamamos de orixás. A influência de um orixá é de origem ancestral; e te acompanha ao longo da vida... independente de cultuá-lo ou não.
Esses são meus pitacos, minhas opiniões... coisas que a Beyoncé nunca vai saber!
Esses são meus pitacos, minhas opiniões... coisas que a Beyoncé nunca vai saber!
+ PLUS > Podcast sabor limão!
Tive a honra de participar de mais um podcast da família B9, o AntiCast.
Entre os convidados estava Oga Mendonça [Coletivo Sistema Negro], Nubiha Modesto, Luiza Braga e Rafael Chino [É Pau é Pedra]. Vale a pena ouvir, está divertido e cheio de informações sobre sobre música negra!