12.12.09

Não existe mulher feia . . . Por Jorge Espírito-Santo

"OBINRIN ODARA"

Mulher Bonita em yorubá

Não existe mulher feia
Um “feio-charmoso-e-inteligente” disseca a relação da mulher com a beleza
Por Jorge Espírito-Santo*

Vai longe a época em que o poeta disse: “As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”. Tão longe que já deu tempo de as feias oferecerem o seu perdão e de as belas tentarem saber quem era esse tal poeta. Na verdade não existe mulher feia. Porque, mais do que beleza, o que se espera de uma mulher é que ela tenha aquela coisa que deixa a gente sem saber se vai pra direita ou pra esquerda, o tal do borogodó. Vocês sabem do que eu estou falando?

Ainda para melhor entendimento, poderia fazer uma lista de mulheres que têm de sobra esse borogodó. Mas corre o risco de ela ficar tão extensa que acabaria invadindo outras seções desta Tpm, que, por sinal, foi editada por uma convidada que serve bem para abrir a lista.

É claro também que, às vezes, um tratamento de beleza com os cremes certos, um cabelo bem tratado, com uma pele boa, tudo isso coroado com um figurino que favoreça, ajuda. Não precisa chegar ao ponto de um “extreme makeover”, um processo radical de transformação, daqueles que quando a pessoa se olha no espelho nem se reconhece mais. Porque, no fundo, quem está se achando feia anda mal-amada, mal arrumada e com problema de autoestima.

Se você é homem (não importa se do tipo charmoso, cheiroso, bon-vivant.) e não concorda muito com o que estou dizendo, pensa um pouco naquela balada em que você chega, olha o ambiente e acha que está fraco, não tem mulher bonita. Lá pelas quatro da manhã e com o teor alcoólico em alta, o foco começa a mudar. Aquela que era caída, pensando melhor, não é tão ruim assim… Às vezes acaba convencendo a menina a passar as próximas horas ao seu lado. Quando o sol bater na janela do seu quarto, você já pode ter mudado de ideia e começa a duvidar do que disse o poeta lá de cima – ainda mais se a performance da sua companheira surpreender. Aí, então, entende que realmente a beleza está nos olhos de quem vê.

* Jorge Espírito-Santo, 46, é gerente artístico de conteúdo do GNT.

Control C Control V da Revista TPM